CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA PARA O TRABALHO DO EDUCADOR CRISTÃO
Resumo
RESUMO
O presente artigo visa a provocar reflexão em torno do diálogo, com vistas a uma ação concreta, entre duas áreas vitais à atividade e à vida da Igreja: a Educação Cristã e a Hermenêutica. Aquela, muito presente nas comunidades eclesiais através dos programas de ensino bíblico desenvolvidos por elas, e esta mais conhecida no contexto da Academia Teológica, enquanto disciplina, mas ainda uma necessidade premente na aproximação da Igreja ao texto bíblico, o que demanda, via de regra, a sua interpretação. Para tanto, faz-se necessário primeiro definir, ainda que de maneira sucinta, ambas as áreas, com vistas a entender suas contribuições e relevância para a Igreja, para, em seguida, traçar a relação possível entre Educação Cristã, por meio do trabalho do educador cristão, com a Hermenêutica, e isso de forma concreta. Reconhece-se que, num certo sentido, ensinar as Escrituras, bem como as verdades cristãs oriundas dessas mesmas Escrituras, é um fazer hermenêutico. Requer um trabalho hermenêutico, em grande medida. Cumpre perguntar de que modo esta relação pode ser efetivada, e é a esta pergunta que o presente texto visa a responder.
Palavras-chaves: Educação. Cristã. Hermenêutica. Ensino.
Contributions of hermeneutics to the work of the christian educator
ABSTRACT
This article aims to provoke a reflection on the dialogue, with a view to concrete action, between two areas vital to the activity and life of the Church: Christian Education and Hermeneutics. The Church, which is very present in the ecclesial communities through the programs of biblical teaching developed by them, is best known in the context of the Theological Academy as a discipline, but still a pressing need to bring the Church closer to the biblical text, which, as a rule, its interpretation. In order to do so, it is necessary first to define, although succinctly, both areas, in order to understand their contributions and relevance to the Church, and then to draw the possible relationship between Christian Education through the work of the educator Christian, with Hermeneutics, and this in a concrete way. It is recognized that, in a sense, teaching the Scriptures, as well as the Christian truths stemming from these same Scriptures, is a hermeneutical doing. It requires a great deal of hermeneutical work. It is necessary to ask how this relation can be effected, and it is to this question that the present text aims to respond.
Keywords: Education. Christian. Hermeneutics. Teaching.
Â