Elementarisierung: uma sugestão para as aulas de Ensino Religioso
Resumo
A abordagem da Elementarisierung (elementarização) é uma proposta educacional alemã, descrita para o trabalho no componente curricular de Ensino Religioso na Alemanha. O objetivo é contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa. Karl Ernst Nipkow, o precursor desta didática e metodologia, fundamenta-se nas teorias do didático Wolfgang Klafki, o qual afirmava que os objetos de estudo e os temas deveriam ser compreensíveis às pessoas e vice-versa: as pessoas sendo compreensíveis aos objetos de estudo e temas. A abordagem da Elementarisierung aplica essa teoria da compreensão inversa e a amplia, quando compreende os processos da aprendizagem entre as pessoas e o conteúdo a ser aprendido. Assim, a abordagem metodológica da Elementarisierung organiza-se no desenvolvimento das dimensões e competências concluindo que os pensamentos teológicos e pedagógicos precisam estar conectados.
Palavras-chaves: Elementarisierung. Ensino religioso. Aprendizagem. Pedagogia.
ELEMENTARISIERUNG: A HINT FOR RELIGIOUS EDUCATION CLASSES
ABSTRACT
The approach of Elementarisierung (elementarization) is a German educational proposal, described to work in curricular component of Religious Education in Germany. The goal is to contribute to the full development of the person. Karl Ernst Nipkow, the forerunner of this teaching and methodology, based on the theories of Wolfgang Klafki teacher which stated that the study subjects and themes should be understandable to people; and vise versa: people being comprehensible to study subjects and objects. The approach of Elementarisierung apply this theory of inverse understanding and expands when comprises the processes of learning between people and the content to be learned. Thus, the methodological approach of Elementarisierung is organized in the development of dimensions and skills concluded that the theological and pedagogical thoughts need to be connected.
Keywords: Elementarisierung. Religious education. Learning. Pedagogy.
Â